Posted by : Mauricio Alves 22 de dez de 2013




Fala Galera!

Poderia começar esse post parabenizando todos os participantes do concurso pela garra e pela capacidade de criar uma história e desenhá-la até o fim (Que por incrível que pareça, é um feito e tanto) Mas não farei isso, por que acredito que todos saibam o valor do que acabaram de fazer, todos sabem que estão de parabéns por irem até o fim!

A pergunta que desenvolverá o assunto da postagem é: Por que diabos, eu não ganhei?


Ao ver os 6 finalistas (Ou vencedores, não faço a mínima idéia) pude notar que nem tudo é questão de planejamento quando se trata de um concurso como esse, é impossível prever o que será bom para os jurados, ao contrário de alguns roteiristas que batem na tecla que existe uma formula mágica para se criar quadrinhos para a jump, sempre penso que, formulas não bastam! Escrever uma história de sucesso está além de estatísticas e clichês, então não podemos fazer disso, uma receita de miojo.

Sinceramente eu fiquei bem feliz em ver que muitos Brasileiros participaram do concurso, mesmo aqueles que vivem em uma ilusão deram o sangue, e é disso que precisamos! Perdeu? Não importa, divulgue o seu material e continue dando tudo de si para continuar produzindo e aprendendo.

Sobre a pergunta que eu disse que desenvolveria a postagem, a resposta é simples:  Eu não faço a mínima idéia do por que, você perdeu! Você que deve rever o seu quadrinho, você que deve se auto-criticar  e aprender com os SEUS erros, e não pelos erros dos outros, quando terminar de ler esse post, revise quantas vezes for necessário o seu material, veja se a narrativa da sua história está boa, veja se a quantidade de texto está bem distribuída, Note se o equilíbrio entre o preto e branco faz do seu material agradável visualmente falando, e acima de tudo! Veja se a sua história é boa. Se a resposta for positiva para todas as perguntas, e mesmo que não for, saiba que você está no caminho e não deve se abater agora, perder um concurso não é nada quando se tem uma vida inteira de vitórias e derrotas.

Vou contar uma história para vocês, Um tempo atrás, uns 3 ou 4 anos, quando eu tinha uns 14 ou 15, comecei a me envolver com pessoas que poderiam me dar trabalhos com desenho, pessoas que, ao meu ver, eram importantes para o meu desenvolvimento, uma dessas pessoas me ofereceu uma oportunidade de mostrar o meu material (Até então, eu não tinha experiência alguma sobre o mercado de quadrinhos e ilustrações, e muito menos pessoas que podiam me ensinar algo) Criei e enviei meu material, para mim aquilo era a melhor coisa que tinha na internet, e eu sem dúvida ia conseguir, Para o editor aquilo não passava de amadorismo, o FeedBack dele foi tão devastador, Mas tão devastador que naquele dia, eu me questionei se desenhar era mesmo compensador, Se eu poderia me tornar um desenhista. Resumo da história, eu não desisti, mas também não me empolguei, continuei fazendo o que amo e fui evoluindo ao receber essas pancadas.

Não sou nenhum mestre da arte e nem estou acima de ninguém que está lendo esse post, estamos no mesmo barco então acredito que essa história pode te ajudar.


Enfim, desenhem sem parar, publiquem na internet, em revistas digitais, criem webcomics, mandem muitos emails para artistas e editores.


Tenham um bom Final de ano, e sem essa de “Ah, 2014 vou arregaçar e bla bla bla” a verdade é que, DATAS, CALENDÁRIO, não faz de você mais motivado, 2014 vai ser a mesma merda, se você não correr atrás de realizar as suas metas, Então, planeje, e coloque em pratica!



Até mais, galera!











{ 1 comentários... read them below or add one }

  1. "Sinceramente eu fiquei bem feliz em ver que muitos Brasileiros participaram do concurso, mesmo aqueles que vivem em uma ilusão deram o sangue, e é disso que precisamos! Perdeu? Não importa, divulgue o seu material e continue dando tudo de si para continuar produzindo e aprendendo." - A melhor parte do seu post. Gostei. O incentivo é sempre válido e os aspirantes nunca devem desistir de tentar, testar coisas novas e não se achar o dono da verdade e da razão. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir

Debates e comentários aqui!

- Copyright © Blog do Desenheiro - Maurício Alves - Powered by Blogger - Designed by Mauricio Alves -