Posted by : DESENHEIRO 5 de out. de 2012



Fala galera, hoje iremos falar de um assunto muito bacana e que merece destaque e reflexão!

Hoje iremos falar da diferença entre:



Talvez vocês já tenham lido diversos textos em relação a isso, mas esse aqui é um relato, uma experiência que decidi postar para vocês.

Eu sempre achei melhor ver um Desenho a lápis do que um finalizado, talvez seja por que nós desenhistas gostamos de ver o processo de criação, gostamos de ver como o autor faz aquilo. Existem as pessoas que gostam de ver o trabalho já finalizado, impresso e tudo mais, quando nós paramos para observar uma página de uma HQ seja ela mangá ou “Comic” nós não temos a mínima idéia de como aquilo foi feito, podemos ter uma certa noção dos processos criativos que, talvez, o autor tenha tido, mas como ela foi pensada, o esforço mental que o  sujeito teve, não temos a mínima noção já que não estávamos lá quando foi criada.

Eu sempre levei o desenho como uma profissão, alguns podem ver minha arte como passatempo ou brincadeirinha, mas eu nunca pensei assim, nunca vi como um hobby, a realidade é que eu não sei fazer mais nada além de desenhar. E isso me fez (só agora) dar de fato o primeiro passo na área de desenho, já faz um tempo que venho trabalhando como freelancer, desenho de tudo, desde historinhas curtas até caricaturas, atualmente eu venho desenhando algumas ilustrações para um pequeno portfólio, e são justamente essas ilustrações que me motivou a escrever esse texto.

Desenhar é incrível, você pode criar personagens e até mundos! Ali, no papel você é Deus, você comanda o seu mundo e só quem cria pode descrever o quão gostoso é pegar uma tarde e passar horas desenhando algo que você quer algo que você gosta de desenhar, Desenhar por Desenhar é simples e prazeroso não que trabalhar com o Desenho não seja, mas é mais complicado, mas ai você se pergunta: “Pow, o cara trabalha com o que ele gosta. Existe coisa melhor do que isso? Ele deve ser um mesquinho ou não gosta realmente de desenhar.”

Agora uma pergunta que eu faço para vocês, Pense vocês desenhando algo que não tem o costume de desenhar ou que nunca desenharam mas são obrigados a fazer por que te pagaram para fazer! Imaginem-se pegando o personagem mais escroto da face do Mundo e tendo que fazer uma História de 72 páginas para ele, repetindo a cada quadro a sua face horrenda e “escrotamente” planejada pelo criador. Imaginem-se tendo que repetir uma arma a cada quadro ou talvez tendo que desenhar algo que você já esteja de saco cheio, mas precisa fazer? Imaginaram? Agora vocês têm noção de 10% de como é trabalhar com desenho. A desculpa do momento é dizer que não pode fazer melhor por que não possuem assistentes, ou que não é bom o bastante. Sempre quando eu leio isso eu fico nervoso, caraca os autores de comics fazem TUDO sozinho, a parte do desenho pelo menos, cenários, marcações, TUDO! “Ah, mas eles fizeram curso e sabem desenhar!” SEU ESCROTO, se você pensou isso, Desculpe amigo... Você é demasiadamente um bosta! Cara um dia eles já estiveram na mesma situação que você! COM TODA A CERTEZA eu afirmo isso para você leitor do Blog do Desenheiro.

Pensar assim até me consola as vezes, Sabe, aquele momento que você precisa desenhar uma posição de mão e não tem a mínima idéia de como fazê-la e chega até a empacar  naquele maldito quadro? Nesses momentos eu paro e penso que um dia algum autor famoso de quadrinhos também já passou por isso e olha lá onde ele está hoje, é uma artimanha para driblar esses problemas.


Esse foram apenas alguns problemas que nós que trabalhamos com desenho passamos, não é nem 20% de tudo que acontece com nós, na próxima postagem vou retornar a esse assunto então não percam!



E não desista de desenhar somente por essa postagem, a propósito, se desistir de desenhar apenas por essa postagem você foi mais uma vez, demasiadamente um merda! Vai ter mais algumas  ae, o forte vai levar elas como motivação, os D.U.M (Demasiadamente um merda) irão reclamar e me xingar no face! Rsrsrsrsrs até a próxima!

Um Ultimo aviso, você tem vontade de ver alguém desenhando? Mais especificamente, EU? Eu comecei a desenhar AO VIVO E A CORES pelo Livestream, da uma passadinha lá quando eu estiver Off da pra ver s vídeos das lives anteriores!Até mais galera!

http://www.livestream.com/desenheiroalvess

{ 11 comentários... read them below or Comment }

  1. vc Ganhou meu respeito com o Livestream!!! kkkks muito bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Droga eu ainda não tinha o seu respeito antes? OHHH CÉUUSSSSS!! brincadeira, Vlw cara!

      Excluir
  2. meus maiores problemas com desenho são falta de criatividade e falta de persistencia D:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas coisas que são fáceis de se conseguir praticando!

      Excluir
    2. serio ? falta de persistência eu até entendo , mas criatividade ? bom , espero q sim

      Excluir
  3. O meu maior problema com desenhos é que tenho uma família pra sustentar o que não me permite tempo pra evoluir meu traço...como não consigo parar de desenhar, dediquei minha faceta na internet como desenhista pq pelo menos aki posso ser o que nunca fui no mundo real...um desenhista!
    Estava lendo teu desabafo no outro post.
    Por mais que as pessoas te digam que é uma fase, não é nada bom estar passando por isso.
    Mas na boa...o desenho está te auto destruindo...não dá mais no mundo de hj como viver de arte como se ela fosse algo transcendental e, ao mesmo tempo ser bem sucedido..isso é uma historinha que criamos pra gente olhando pra pessoas as quais não conhecemos a tragetória nem sequer seus contatos...infelizmente hj em dia os quadrinhistas dos anos 60, gloriosos e mestres seriam engolidos frente a quantidade de imagens e informações que temos nesse mundo atual.
    Portanto...o primeiro passo é abstrair...tente encontrar o real papel do desenho na tua vida...até aki posso dizer categoricamente que como eu vc terá de arrumar outra coisa pra fazer pq não lida muito bem com comercializar teus desenhos...segundo...se realmente quer viver disso, precisa sair do mangá...tem que partir pro comics que é, por enquanto, o que ainda dá dinheiro no exterior...Nõ adianta dar soco em ponta de faca...ou isso ou cair pro cartoon e fazer capanhazinhas ligadas ao governo ou coisa assim...
    ISTO É O MERCADO DE QUADRINHOS NO BRASIL.
    Ah sim...em ultima análise, tem uma chance muito grande tbm se vc desenhar no estilo turma da Mônica, procurando fazer testes periódicos pro mMaurício de Souza que produz muito quadrinho hj em dia...Desencana de publicar algo seu pq tem muita gente nesse caminho, as vezes mais bem gabaritado(entenda: gabaritado não quer dizer que desenhe mais que vc apenas que está a mais tempo na luta que vc)que está na vez...
    Bom é isso...acho que vou fazer um post com essa resposta aki!!
    Mau vc está no face? manda teu endereço pra gente conversar por lá!
    Valeu...Fui

    ResponderExcluir
  4. Ah sim...uma ultima coisa...Não ter amigos(seja os normais ou de Internet) é um erro mortal no nosso caso...por que muitas vezes é por caussa deles que tomamos coragem pra seguir em frente e não cair nessas armadilhas tipo a que você fez pra si no post anterior!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse não é o Felipe que eu conheço! Por isso não irei responder essa Lamentável opinião! Se você desistiu cara, bola para frente, Mas eu não vou desistir se eu olhasse para o mercado ou para as possibilidades eu estaria morto, mas eu olho para a frente, Olho para o meu futuro e sei que vou vencer, essa é a única opção que eu tenho, vencer! "Você ainda é um jovem cheio de sonhos" Não sou não, e vou provar isso em breve XD

      Excluir
  5. Desculpe mas realmente me tornei um fariseu pra você...desculpe mesmo isso é lamentável!!
    Infelizmente vc não observa nada ao seu redor...a muito eu te aviso pra colocar teus quadrinhos on line, mas vc não faz não sei por que motivo...mas agora eu sei...vc tem medo de ser rejeitado, me desculpa fio mas o mundo é assim mesmo...priemiro tem que piorar pra depois melhorar...estou te dizendo isso pq vc não é o único que tem essas crises existenciais não mas acho que não leva a nada ficar perdendo tempo com isso, tempo que vc estaria treinando, tempo que estaria lendo mais pra melhorar sua escrita...e teu traço é acima da média do que vemos na internet...mas ninguem te conhece pq vc não da a cara a tapa...fica esperando um bnom projeto...ai não da mesmo...isso pode levar toda a sua vida!!
    Outra coisa...se vc acha que eu desisti...outra vez vc não olhu a seu redor, nunca estive tão ativo! eu praticamente lanço uma ilustra ou quadrinho novo a cada semana...estou com dois projetos de light novel hentai e muito mais...mas isso tudo com uma pequena ajuda dos meus amigos...um desenha o outro escreve o outro me dá pinião...e a gent vai assim...quanto a mídia geral? eu cuspo nessa merda toda...não estou mais nessa pra verem meu trabalho mas pra fazer amigos pra contar histórias que eu acho legais...o resto é lucro...não preciso de fama...ela corroi o ser humano e faz o que fez contigo...te auto destrói!!pensa bem nisso tudo que está fazendo...tem gente que não faz sexo pq teve um primeira vez desagradavel...não deixe isso acontecer com teu desenho...não ponha tudo nela pq ele é apenas um ínfima parte do teu ser humano...é uma forma de vc se expressar...não de vc viver...
    Ops, desculpe olha o fariseu se retirando!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MALDITO FARISEU!!!! retire-se Desse templo sagrado! HAAHHAHAHAHAHAHHAHAH

      Excluir
  6. Brincadeiras a parte.

    Continuo teclando nisso, você não é o Felipe que eu conheço, então nem vou dar muita bola ^^

    ResponderExcluir

Debates e comentários aqui!

- Copyright © Blog do Desenheiro - Maurício Alves - Powered by Blogger - Designed by Mauricio Alves -