Posted by : Paulo Bruno 8 de abr. de 2012

Olá galera quem fala e Paulo Bruno do blog  SOUMANGAKA, o Desenheiro  me concedeu fazer essa postagem, hehe!! então... vamos lá!!!

Olá aqui quem tecla é o Desenheiro (falso) kkk!!! vamos deixar de brincadeira e vamos ao assunto desse post.

Bom foi meio que difícil encontrar um assunto que não tenha  já postado aqui no blog, mas eu achei, hehe! Que foi a inspiração e referências, essas duas palavrinhas na minha opinião são de muita importância na vida de um desenhista de quadrinho, primeiramente a inspiração, com o momento de inspiração que e o que todos chamam, e de onde sai as suas melhores ideias que no nosso caso é a ideia de um desenho, uma historia, um roteiro... geralmente temos esses "momentos de inspiração" quando estamos assistindo algo ou estamos em um lugar bom que nos motiva, que nos deixa empolgado, aquilo que quando você vê aparece rapidamente uma ideia na sua mente, mas essa ideia tem algo a ver com o que você ta vendo? muitas vezes sim e outras não, ex: você ta em um lugar bem natural. com arvores, flores, ar puro, você vai se sentir muito bem, e pode vim um ideia sobre aquele lugar ou pelo fato de que você esteja muito bem com aquele lugar vem uma ideia melhor do que as outras, tão entendendo? não? então não posso fazer nada!!!kkk, e as referências? não coloquei inspiração e referência juntas atoa não!!! elas tem tudo ave uma com a outra, por que? como todos sabem ( eu acho! ) referências e quando vamos fala algo, tipo, fazer um quadrinho onde a história se passa no Rio de Janeiro, os cenários vão ter que ta conforme a aparência da cidade ou das paisagens do Rio de Janeiro, entende, e em outros casos quando você gosta muito de um mangá ou um anime, você vai se espelhar naquele tipo de historia, naquele tipo de narrativa, até do estilo de desenho do autor daquele mangá ou anime, então sobre a semelhança dos dois atos, "inspiração e referência", e que você se inspira quando está vendo um anime, você também  vai ter algo naquele anime em que você vai querer fazer um pouco igual, então é isso a relação entre essas duas palavras, agora não vão sair ai copiando tudo dos animes a mangás não, pegue só daquilo que vai te ajudar na produção da sua HQ, ou outra coisa... sei lá!!!.

Chega de blá, blá, blá!!! vamos aos desenhos.....espera, acabei de receber uma informação do meu amigo Desenheiro.... esperara um pouquinho......( Paulo: mas.... Desenheiro: infelizmente não vai ter....Paulo: ta ok.) ei galera acabei de se informado que não vai ter desenhos neste post, :(, ahhh, tem nada não, hehe!!!, sim.... espero que  todos tenham  gostado deste post, até outro dia, a... visitem meu blog : http://soumangaka.blogspot.com.br/.

E a pergunta do post é:

pegar referências dos seus animes ou mangás prediletos e uma coisa boa, ou você vai ta copiando as ideias dos outros?


{ 3 comentários... read them below or Comment }

  1. Muito bom o post... Quanto a pergunta, eu não acho que exista uma possivel resposta certa. Até porque a forma de "pegar referencias" varia muito de pessoa para pessoa, algumas pegam os detalhes , outras pegam a obra inteira e assim vai.Ahh e Bruno você tem alguma informação sobre a Batalha dos Desenheiros ? :I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei muita coisa ainda mas a pagina já ta sendo trabalhada, logo,logo a Batalha dos Desenheiros vai ta pronta!!!!hehe, também to bem encioso, valeu pelo comentário Tom.

      Excluir
  2. Boa cara, gostei do poste...

    Bom quanto a pergunta em questão, creio que referencia, é sim muito usada e praticamente todos os mangakas que eu conheço usam e abusam de referencia, um exemplo bem conhecido é Akira Toriyama, em algumas entrevistas que pude ver sobre ele, Akira fala a respeito desse assunto e diz que na produçao de DBZ ele usou muitas referencias desde pessoas, paisagens e obras de outros artistas, bom quanto a copia ou o famoso plagio, aí seria um desenho praticamente igual ao desenho original, mas a inspiração para se criar não vem do nada é preciso se visualizar alguma coisa e com base no que vimos criamos, então estamos sempre sujeitos as referencias.

    ResponderExcluir

Debates e comentários aqui!

- Copyright © Blog do Desenheiro - Maurício Alves - Powered by Blogger - Designed by Mauricio Alves -