Posted by : DESENHEIRO 5 de set. de 2011


Olá a todos, aqui quem tecla é o DESENHEIRO.



Como vocês sabiam (eu acho) eu estava com um bloqueio, que me incapacitava de desenhar, tudo que tentava colocar no papel saía um desastre, passei uma semana inteira assim, não sei ao certo quais são os motivos desse bloqueio durar tanto, tive outros no passado, mais nenhum como esse, mais enfim, vim anunciar que eu ja estou bem outra vez para arrebentar nesse blog, arrebentar meus dedos de tanto rabiscar. fiz alguns desenhos na noite em que sai desse maldito bloqueio confiram:





todos no meu "caderno de ideias", UALL falando em ideia devo falar da importancia desse caderno, acho que todos os desenhistas deveriam ter um. A ideia do "caderno das ideias" é concretizar todas as ideias que voce tem durante o dia e a noite, no inicio eu estranhava andar com ele, mais logo me acostumei, ele me ajuda a traçar perfis para as minhas Hq's e registrar muitas expressões e proporções do cotidiano....


Ufa, mais o objetivo do post, não é apenas falar do caderno de ideias ou do maldito bloqueio, mais sim sobre um problema que todos os desenhistas sofrem, um causador de muitos bloqueios. A assombrosa "criação de ESTILO" esse tópico daria uns 200 posts, por que é complicado falar dele em poucos palavras, isso ja me causou grandes problemas, passava horas e horas tentando criar um estilo proprio sem saber que o estilo ja estava criado, sem saber que o meu verdadeiro estilo ja existia, esquentei muito a minha cabeça ate descobrir que o estilo do desenhista é o simples desenhar dele, para se ter um estilo, não é preciso copiar diversos mangas, memorizar os cabelos e estilos de olhos dos seus mangas favoritos, é apenas desenhar, usa-los como referencia.
Quando nós copiamos, nosso estilo fica aprisionado, fica em segundo plano, agora quando usamos como referencia, nosso estilo aparece, nosso estilo completa o que esta faltando, Não estou dizendo que copiar é errado hã! estou dizendo que chega uma parte da vida que não basta apenas copiar mais sim usar como referencia tudo! E não se esqueça, tudo é desenvolvimento! tudo, então não existe desenho feio, existe apenas treinamento, Desenvolvimento, então não se condene, caso não consiga desenhar um rosto, ou uma mão, apenas treine para que esse desenvolvimento surja com mais facilidade. Então se quer ter um estilo, basta libertar, desenhe oque sente prazer, desenhe oque te faz feliz, APENAS DESENHE!



Então DESENHEIROS, eu faço uma pergunta para vocês, Oque aprendemos Nesse post? (deixe nos comentarios)




{ 12 comentários... read them below or Comment }

  1. achei um lek que tinha mostrado como crescer eu achei que ele ja estava no seu topo , mas vejo q ele ainda esta crescendo ^^

    ResponderExcluir
  2. yow desenheiro desenheirando muito? pelo que jeito só agora ne? então concordo com você sobre o auxílio para o traço li e reflete sobre o assunto e acho que você esta certo e assim que vamos virar grandes desenheiradores hehehe

    ResponderExcluir
  3. Isso aê garoto, que poha de bloqueio, deixa de frescura! Bora colocar nossos diabos pra fora! sahhusauhsa

    ResponderExcluir
  4. Isso é algo que eu já havia pensado há pouco mais de um ano. A pessoa ao usar um traço como meta, está limitando a possibilidade de crescimento. A meta da pessoa deveria ser "infinito".

    Cópia descarada não acrescenta nada, mas como citado, referências são um aprendizado para qualquer artista.

    Para granhar o próprio traço, a única forma de conseguir isso é desenhando, o traço vem naturalmente, hehe.

    ResponderExcluir
  5. Desenheiro, que bom q fez o post.rsrs.
    E isso q vc flou sobre referencia e ficar copiando prender o traço...Hm...Isso acontecia comigo, mas quando usei como referencia , consegui encontrar o meu de verdade.

    ResponderExcluir
  6. Claro apenas desenhe é a unica dica possível. Porque nosso desenho normal é a nossa identidade, como a nossa letra, cada um escreve de um jeito, mas ao mesmo tempo todo mundo teve a mesma fonte. O mesmo vale para o desenho com certeza!!

    ResponderExcluir
  7. Vejo que todos voces compreenderam, Então é isso Pessoal, Para crescer é preciso aprender, para aprender é proibido se prender!

    ResponderExcluir
  8. é isso mesmo q tu falou,chega uma hora q nem precisa tanto se prender a estilos q já existem,é só acumular todas as experiências de tudo q tu já se influênciou pra estimular seu próprio traço,,,^^

    ResponderExcluir
  9. ah issae blokeio pras cucuias manolo \o
    um carinha q me deu mais motivação pra continuar desenhando e me ajudou a evoluir \o/
    agora bora rabiscar ateh os dedos cairem depois os colamos e assim repete o ciclo de cola e cai kkkk
    ah post magnifico.

    ah vudu [ou blokeio tanto faz] eh pra jacu

    ResponderExcluir
  10. "quem ama bloqueiaaa"kkk
    zoa
    seus desenhos estao mto bons,eu tbm descobri esse metodo de nao copiar naturalmente é uma ordem natural das coisas,isso prova o nosso avanço.
    treine e treine. abçs

    ResponderExcluir
  11. vdd
    Estou lendo Scott Pilgrim
    o traço não tem nada de mais mas a história e os elementos mais um traço mais "agradável" casaram como uma luva.
    Então entendemos que não é esse ou akele estilo que fazem diferença
    Mas a história que pesa em alguns aspectos nem sempre é assim, mas é uma variável que deve ser levada em conta.
    Eu mesmo demorei muito pra definir meu estilo mas sempre procurei dar minha visão das coisas
    Sei no que sou bom e minhas diferenças quanto as minhas fontes ou seja, minhas capacidades e estou sempre em busca de aprender novas técnicas

    ResponderExcluir

Debates e comentários aqui!

- Copyright © Blog do Desenheiro - Maurício Alves - Powered by Blogger - Designed by Mauricio Alves -