Posted by : DESENHEIRO 25 de out. de 2012



Pessoas do blog do Desenheiro, essa ainda não é a postagem na qual eu prometi um podcast e sim uma postagem que decidi fazer para dar um gás para vocês, que a minha energia passe para todos que lerem isso.


Até onde você é capaz de ir pelo desenho? O que você é capaz de fazer pela sua meta? Qual o valor do desenho para você?


Responda essas perguntas antes de começar a ler...
                                                                 



                         Respondeu? todas as respostas foram positivas? Então vamos lá!





               Acredito que para chegar aqui você respondeu algo como " O Desenho é a minha vida" ou " Eu vou até onde for preciso pelo desenho" Respostas como essa caracterizam uma pessoa determinada e capaz de tudo para chegar onde quer, mas será que isso é verdade? As palavras são ditas, muitas das vezes, sem nem um pingo de sabedoria, sem um pingo de comprometimento. E não seria diferente, falar é muito mais fácil do que agir, O problema em tudo isso é que todas as palavras ditas por nós voltam um dia ou ficam pairando no ar até que realmente se cumpra o que foi dito, dizer que o desenho é tudo para você ou que sem o desenho você não viveria não te faz um desenhista e nem um apaixonado por desenho. Vi grandes pessoas dizendo isso e não chegando nem na metade de suas metas.
          


          O que eu to querendo passar para todos vocês é que, desenho não é FÁCIL! Trabalhar com desenho requer 100% de você, o desenho necessita do seu tudo para sobreviver e evoluir, ninguém se torna um quadrinista famoso doando 50% de si para a arte, muito menos 20%, é preciso 100% e em muitos casos até 101%.



Faculdade, trabalho, problemas pessoais, Nada disso justifica a sua falta de evolução dentro do desenho, ué, você não disse que desenho é a sua vida? "Ah, mas eu preciso de um Canudo para ter uma segunda opção, preciso de dinheiro para pagar as contas" Se você pensou nisso você não acredita em seu talento, posso estar sendo radical mas pense bem, Se você acredita que pode se tornar um bom desenhista e viver disso, por que procurar outro caminho? você não confia no primeiro? você não acredita em seu potencial? O desenho possui tantos caminhos diferentes e que possibilitam uma vida com conforto. Pensar no mercado nacional de quadrinhos é um grande erro, quem é bom não vende apenas em seu país, mas sim no mundo inteiro! Então se você tinha dúvida sobre isso, pare! O que é bom, VENDE, isso é comprovado.


                Se deseja viver de desenho, Procure cursos, se mantenha firme contra as opiniões alheias, Mostre que você não está de brincadeira, PRODUZA, SE MOSTRE PARA TODOS. Não tenha vergonha de postar a sua arte em tudo "quanté" lugar. Antes eu tinha o pensamento de me formar, arrumar um emprego e investir em desenho, mas vi que fazendo isso estaria apenas mostrando o quanto duvido dessa profissão, E pior, o quanto duvido de mim e da minha capacidade.


               Sei que vai chover de comentários dizendo coisas absurdas sobre o mercado, dizendo coisas sobre o quanto é importante ter um canudo de faculdade, Mas eu deixo uma frase para vocês. QUEM é BOM no que faz, pode ser um catador de latinhas na rua (não desmerecendo a profissão) Se da bem da vida, Pode ser no que for, se ali existe determinação e comprometimento, NINGUÉM TE SEGURA! Então façam suas escolhas, e vivam de suas metas!



                  Para não deixar o post sem nenhum desenho, vou postar esse que eu fiz em uma Livestream, faz um tempinho já. Quem ficou interessado em ver como foi feita esse Fanart de Ledd Hq da uma passadinha lá no meu canal http://www.livestream.com/desenheiroalvess?t=132236

           

E essa arte aqui também, esse é o Cadú o ultimo personagem dos 3 Protagonistas da Série que eu estou produzindo. 




             

Vlw Galera, Força e qualquer dúvida mande para mim!

{ 6 comentários... read them below or Comment }

  1. Realmente tem um ditado que diz "quem faz muitas coisas é porque não é bom em nada!" Eu vou começar a trabalhar no inicio do mês, isso vai quebrar minha rotina, estudo de manha trampo das 1 as 10!+1 hora de busão até chegar em casa, mais isso é pouco para me parar nem que eu tenha q desenhar no ônibus na hora do almoço, na escola, caminhando sempre para frente e nunca dando nem 1 passo para traz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É cara, mas acredite que tudo isso é a se favor! Um dia você será recompensado, existe um ditado que diz "Você colhe o que planta" E pelo seu comentário você tem plantado coisas boas, e sem dúvida se continuar assim colherá bons frutos futuramente! Fiquei feliz pelo seu comentário, vlw!

      Excluir
  2. Cara, achei seu blog há algum tempo e achei sensacional. Desenho também mas apenas por hobbie.

    Gosto muito do teu trabalho, mas acho que você está um pouco alheio ao mercade de HQs, não as nacionais, mas as produzidas por brasileiros.
    Caso seja possível, procure consumir um pouco desse produto, uma vez que seu objetivo é trabalhar com quadrinhos.
    Mais uma vez, quando digo quadrinhos feito por brasileiros, não me refiro a uma Ação Magazine(pffff), mas sim bons livros.
    Indico que procure HQs como "Mondo Urbano" e "Vampiro Americano", ambos desenhados pelo Rafael Albuquerque, "Valente" e outros trabalhos do Vitor Cafaggi, etc.
    Falo isso porque as vezes acho que você se sente um pouco sozinho sendo um desenhista brasileiro, coisa que não ouvimos falar muito já que o mercado nacional de quadrinhos é extremamente fraco e pouco divulgado.

    De qualquer forma, tente criar mais amizade com outros artistas, converse com pessoas que já possuam experiência(nem que seja só com fanzine) e crie sua network. Afinal, não é coincidência que as pessoas bens sucedidas conhecem, ou são amigas de outras pessoas de sucesso.

    Mais uma coisa, não aposte TUDO no seu traço. Claro, desenhar é importante e talento conta, mas se fosse assim, van Gogh teria sido rico no seu tempo, porém era falho em outros aspectos da vida. Simplesmente não conseguia vender seu peixe.
    Experimente aprender pelo menos o basico de inglês(se já não sabe).
    Suas chances de acabar indo trabalhar no exterior são grandes.
    Bom... espero que leve em consideração as palavras deste simples garoto, mas não precisa levar tudo o que escrevi tão a sério tambem. (:
    Estava entediado quando comecei a escrever.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim cara, Obrigado pelo comentário mas acho que você é Novo por aqui.

      Por estar nesse meio preciso de motivação e também de referencias, Além de ter como referencia Rafa Albuquerque também tenho do Greg tocchini, Renato Guedes, Mike Deodato Jr., Os Gêmeos, Laerte, Mauricio De souza, Eduardo Ferigato, Amilcar Pinna, Ig Garra, ed Barrows e Muitos outros Brasileiros que desenham. É impossível viver nesse meio e não conhecer no Mínimo dois Nomes desses que citei. E como disse você deve ser novo no blog, diria para você ler as postagens ou me add no Face XD

      Excluir
    2. Sim, encontrei o blog por acaso a pouco tempo :)
      Você possui um Deviant? Caso sim envie-me para que eu possa te dar um "watch".
      Não uso facebook XD gosto muito do anonimato.
      E se estiver interessado, aqui está alguns dos meus desenhos:
      http://jtaj.deviantart.com/

      Abraços.

      Excluir
  3. Belas palavras senhor Desenheiro!! o/

    ResponderExcluir

Debates e comentários aqui!

- Copyright © Blog do Desenheiro - Maurício Alves - Powered by Blogger - Designed by Mauricio Alves -