Posted by : DESENHEIRO 3 de dez. de 2011


Olá a todos Aqui quem tecla é o Desenheiro.


inicio esse post com um Assunto seríssimo para nós, criadores de Historias, o Estilo, A estilização do traço. podemos ver em muitos Hq's, principalmente em Mangás e cartoons a presença de diferentes estilos de criação. Muitos desenhistas passam a vida inteira tentando descobrir o seu estilo, e eu lhe digo que isso é perda de tempo! ninguém descobre o próprio estilo, você já o conhece! tudo que você desenha, tudo que você escreve já possui seu próprio estilo, eu diria que o Estilo de cada desenhista é o seu simples desenhar. Já a variação de traço é uma coisa totalmente diferente de estilo, a variação é a mudança de estilo dentro do Seu próprio estilo? complicado né tantos "estilos"? Digamos que o Oda-sensei fosse desenhar para a DC comics, é uma revista totalmente diferente da que ele esta sendo publicado, o estilo da revista é mais sério e mais realista, o que faria ele para se encaixar no estilo dela? Ele não teria que Mudar totalmente seu modo de Desenhar, até por que isso é impossível, ele adaptaria o seu traço, deixando-o mais realista mas sem perder a personalidade da arte, isso deixaria ele em destaque, pois a arte que foi colocada alí, se encaixa com o tipo de historia, e ao mesmo tempo é diferente das demais! estou tentando dizer que variar o traço para os diversos gêneros é necessário para a historia ficar mais completa. cada gênero um tipo de Traço. se vocês repararem no One-Shot "Que país é esse?" que estou produzindo, eu escolhi um traço mais sério, mais realista, pois a Historia pede isso, ela pede um traço mais firme para que seja contada de forma mais eficiente, já o "Hanzou" outro One-shot que estou produzindo, eu escolhi um traço mais variado, sem seguir muito as proporções exatas, tentei deixar ele mais caricato, para deixa-lo-o mais leve.


Vamos parar de Blá Blá Blá e vamos ao que Interessa, DESENHOO, dessa vez estão ai o novo personagem que eu criei para Hanzou, O aprendiz de Samurai, o Pê Lourinho, como vocês sabem o Hanzou é uma Historia que mistura diferentes culturas. Isso explica o Nome. E QUEM PRECISA DE COPICS


QUANDO SE TEM ISSO!!!!!
Zuera pessoal, eu usei eles por que não comprei os meus, esses eu achei jogados por aí. Esse ai em baixo é o Pê Lourinho











Esses são os Names de Hanzou



Ual, essas são minhas referencias de Narrativa, Simples mas Eficaz.





valew pessoal por acompanharem o blog, espero que tenham gostado, quem baixou a apostila do Mês das Descobertas enviem até Domingo a noite.


E a pergunta do Post é:

Você varia o seu traço para diferentes gêneros, ou acha isso uma besteira, já que o que importa mesmo é o conteúdo?

{ 9 comentários... read them below or Comment }

  1. Cara, eu nao sei se consigo mudar mto meu traço por causa dos generos, até pq eu acho q o meu se adapta a um gekiga melhor.
    Mas ai, os desenhos tão show cara, e vc inventa sempre personagens maneiros.Te falar q eu tenho um roteiro q mistura culturas diferentes, menos a japonesa.Eu queria saber se vc detalha mto os names, ah, e o nome da borracha q nao solta pelo.


    blogdocrybbon.blogspot.com
    Visita aew.

    ResponderExcluir
  2. haha muito bom o Pê Lourinho xD

    o do Goka também to fazendo em um estilo mais realista,nem tanto,,,mas sempre dá pra dar uma adaptada

    ResponderExcluir
  3. Adaptação é algo quase que obrigatório,uma vez que não é todo o leitor que vai gastar seu dinheiro por causa da PREGUIÇA DO AUTOR.
    Até por que a grandes estórias tiveram processos intensos para sua criação e uma grandeeeeeeeeee pesquisa,se um leitor está acostumado com um estilo mais realista você deve banqueteá-lo com um traço realista e não com um shonen,poderia até fazer sucesso mas a grande maioria não iria gostar e iria xingar.

    Quer um exemplo?veja a RESTART uma banda que mistura rock com letras mais "mornas"e mensagens esperançosas,eles estão categorizados como "rock",mesmo que sejam o happy eles são rock.Errrrrrrrrrrrrrrrr e quem gostou?Eu mesmo não vejo PROBLEMA NENHUM neles mas os fan mais ardorosos de rock vêem um monte de problemas.........não que eles estejam certos.

    Ai que exemplo doido né!huahauhaujhsuashushuhuahua.

    ResponderExcluir
  4. Alias você comprou os livros?ou já tinha?

    ResponderExcluir
  5. Isso sempre foi uma coisa que pairava em meus pensamentos... A questão de cada tipo de historia precisar de um traço diferente pra adaptar-se àquela determinada situação e cenário.
    Mais uma vez, um ótimo post meu caro desenheiro [ clap clap clap-palmas]=) (espero nau ter embolado tudo como eu sempre faço ¬¬ )

    ResponderExcluir
  6. Ai, excelente post.
    Eu acho importante a variação do traço, como vc disse, o estilo do traço deve coincidir com o tipo de roteiro. Um roteiro infantil pede um desenho simples por exemplo, e acho q devemos variar tambem ao publico que vc deseja atingir. uma historia para meninas por exemplo pode conter mais coisas fofinhas o.0'

    ResponderExcluir
  7. Ai depois de saber disse cabe ao desenhista encontrar uma variação que ele se sinta a vontade para desenhar e que se encaixe com o tipo de historia!

    ResponderExcluir
  8. Cara,
    Desculpa te chamar a atenção, só peço que vc sintetize mais as idéias pra ter um texto mais fluido e leve, com certeza todos vão agradecer...
    Sobre o assunto:
    Bem, eu vejo mais ou menos assim: Os estilos servem basicamente aos publicos-alvo...
    Infantil, mais simples e com menos detalhes; Infanto Juvenil, no meio entre o simples e o complexo(Shonen) e adulto, mais detalhado e sofisticado possível.
    O mais importante disso tudo é a linguagem, pois se vc escolhe desenhar mangá, tua linguagem deve ser a do estilo, já o comics, tem oputra linguagem com outras importancias, não é só desenhar, tem que estudar isso tudo pra se tornar um desenhista versátil...
    Digo isso por experiencia própria, no começo de Excels, eu desenhava no traço mangá, mas a linguagem era Comics puro...
    Se não fossem meus amigos me alertando eu acho que continuaria assim até hoje!!!
    O importante foi que entendi essas diferenças e hj a coisa está bem mais tranquila!!

    ResponderExcluir
  9. Concordo que cada um já tem seu estilo, e o que eu acho é que é preciso apenas desenvolve-lo melhor para amadurecer sua própria arte, e isso só é possível desenhando, muito, experimentando novas formas de representar seus próprios personagens. Eu particularmente nunca tive que adaptar meu traço, pois não desenvolvi coisas tão distintas, mas acho que esta é uma boa definição. Ter Hayao Miyazaki como referência é sucesso garantido :)

    ResponderExcluir

Debates e comentários aqui!

- Copyright © Blog do Desenheiro - Maurício Alves - Powered by Blogger - Designed by Mauricio Alves -