Posted by : DESENHEIRO 27 de out. de 2011

Olá a todos, aqui quem tecla é o DESENHEIRO!

Profissional: Pessoa que faz uma coisa por profissão.

Inicio esse post com um assunto que eu diria que é um tanto quanto importante para o Desenhista amador, O Profissionalismo! eu estava vendo um vídeo sobre um rapaz que é ilustrador contando algumas experiencias e dando dicas para se tornar profissional, então eu tive a curiosidade de procurar por trabalhos dele para conhecer a arte do rapaz, quando eu achei, não encontrei o que eu esperava, ótimos traços, publicações em varias revistas, contratos milionários nem nada, o que eu encontrei foram desenhos bem planejados, um boa finalização e ótimas cores, Então eu parei para pensar sobre o que é ser profissional, é receber um ótimo curso de desenho? é aprender com os melhores mestres da arte? ou apenas ter capacidade e coragem para se tornar um?
A imagem que muitos de nós temos de um profissional em desenho, seja ele ilustrador ou quadrinista, é aquela imagem de um ser poderoso, um homem mais ou menos velho desenhando coisas impossíveis, com excelentes contratos e muito material publicado. Diria que essa imagem não é errada, mas mudaria o titulo dela, colocaria como "Profissional a mais de 10 ou 20 anos" O profissional iniciante é muito similar aos desenhistas "acima da média" que nós encontramos na internet só que eles tem um diferencial. Esse rapaz, que citei no inicio do post, de fato, é um profissional, mas não por que ele tem algo publicado ou por que possui tais qualidades, ele é um profissional, por que ele PENSA COMO UM, ele trabalha como profissional!
Todos nós podemos virar profissionais, é mais fácil do que muitos imaginam, o recado que eu dou é para que parem de pensar como fanzineiros, pensem como profissionais, trabalhem nos seus desenhos, aprenda a finalizar, a colorir, coloque a cara a tapa quando estiver preparado, procure meios de divulgação, TORNE A SUA ARTE ALGO COMERCIAL, algo que agrade a gregos e troianos, saiba trabalhar com diversos estilos e modos de criação!

Bem, acho que ja disse tudo que queria, falando em, evolução e em profissionalismo, Gostaria de convidar todos a participarem do "GRANDE MÊS DAS DESCOBERTAS" O que? que merda é essa? Bem não se assustem, não vou pedir dizimo para vocês, esse tal mês é um evento que estou planejando para o inicio desde mês, ele funcionará da seguinte forma: será um Mês inteiro de treinos, cada semana terá um tema, Exemplo: primeira semana, composição, segunda semana, estudo sobre dinamismo, terceira, estudos sobre quadrinho. Não irá ocupar o tempo inteiro de vocês ( a não ser que você seja um louco que nem eu) Eu disponibilizarei alguns estudos próprios feitos exclusivamente para isso e algumas referencias para vocês se familiarizarem com o que esta sendo estudado, passaremos a semana inteira desenhando e no fim de semana faremos as correções ao vivo pela twitcam, não é preciso ter conta no twitter, basta você assistir. Não se preocupem, eu ja dei aula de Desenho quase um ano inteiro da minha vida, então sei do que estou fazendo, kkkkk, o modo de inscrição é simples, se você quiser participar envie seu nome completo e um desenho seu para esse email: Limalee0@gmail.com E PRONTO. Espero que todos participem, gente vamos esquecer do orgulho, vamos aprender, o conhecimento nunca é demais, mesmo você que acha que sabe muita coisa, não é vergonhoso aprender!

Agora paremos de blá blá blá e vamos ao que interessa...DESENHOOOO!
Eu fiz muitos desenhos, gostaria de postar finalizados para vocês mas não consegui a tempo. consegui apenas dois.



Esse aqui foi um estudo sem noção que eu tava fazendo vendo como que fica a fibra do músculo quando recebe força.


Esse foi um Desenho de observação, excelente exercício!


HAHAHA essas garotas foi um dos varios desenhos que fiz de mulheres de langeris, não postarei todos senão o post fica muito grande, mas juro que posto em outro postagem só que finalizados

E finalmente esse, Pessoas, eu sou uma negação em pintura digital, nunca havia colorido digitalmente antes, esse desenho foi a minha primeira experiencia com esse tipo de arte. na minha opinião ficou bom.

E esse foi um dos finalizados, só que em vez de colorir eu reticulei.


bem pessoal, vlw por ter lido até o fim, Sobre a enquete, fiquei muito feliz pelo resultado final, vejo que todos gostam de ler e de ver, e isso para mim ja é gratificante, Agradeço a todos que votaram. e esperem por mais.

A pergunta do post é:
Qual é a sua visão do profissional em arte?

{ 3 comentários... read them below or Comment }

  1. Ser profissional no desenho é um saco... Ter que desenhar idéias de merda, personagens de merda, pra ganhar um salário de merda... É um saco!

    Eu mesmo estou abandonando os bicos das comissions, não aguento mais fazer desenhos contra a vontade pra ganhar menos de 100 reais... Eu poderia viver de comission, da pra descolar muito dinheiro, mas você tem que se dedicar muito, e é arriscado.

    Mas, pra quem gosta de ser controlado, e de vender seus desenhos, vá fundo, e treine bem os padrões marvel e DC, pois é onde se tem chance. (Embora as mesmas estejam falindo).

    ResponderExcluir
  2. Então kuroiyuri, Funcionará assim: passaremos um Mês inteiro nesse objetivo de descobrir quem nós somos para a arte, descobrir nossos gostos, descobrir a aprender mais facil, descobrir coisas que até então estavam na nossa cara mas mesmo assim nós nunca demos atenção, o mês é formado por 4 semanas certo? então trabalharemos 4 assuntos diferentes nesse mês, cada semana terá um tema (o tema será dado todo domingo junto com os materiais de ensino e as referencias) depois passaremos a semana (5 dias) desenhando e aprendendo alguns macetes para se construir ou aplicar tais tecnicas ao desenho, e todos que estiverem participando enviarão os desenhos (TODOS ruins e bons) para o meu email, para que Domingo eu possa te-los em mãos para todos nós corrigirmos via twitcam (eu vou acessar o twitter logar na camera e enviar o link para vcs, não é preciso ter twitter mas é preciso ter meu msn, para eu me comunicar com todos ao vivo caso alguma duvida) eu to pensando em alguns temas bem legais que vejo por ai que o pessoal tem duvida. Por isso que eu pedi para vcs enviarem um desenho junto com o nome para meu email, para saber com quem estou lidando! Espero ter ajudado nas suas duvidas, caso tenha mais alguma só falar aqui que eu respondo! e na descrição sobre o profissional, é pq sou das antigas, quando o jim lee enriqueceu do dia para noite com X-MEN, muitos não pensam mais como eu nos dia de hj!

    ResponderExcluir
  3. Excelente argumentação. Era esse tipo de pensamento que tanto eu procurava dentre tantos clichês à minha volta. Muitos desenhistas ainda possuem o pensamento medíocre de que nunca farão um desenho de altíssimo nível, ou que levaria uma vida inteira para tanto. Ao meu ver o termo profissional é dado a forma de se encarar o trabalho produzido e qual o nível de repercussão desejado com o mesmo.
    Estou até ansioso para participar desse estudo.

    ResponderExcluir

Debates e comentários aqui!

- Copyright © Blog do Desenheiro - Maurício Alves - Powered by Blogger - Designed by Mauricio Alves -