Posted by : DESENHEIRO 20 de out. de 2011


Olá a Todos, aqui quem tecla é o DESENHEIRO.


Inicio esse post, Sério, Muito Sério, sei que esse assunto existe muitas controvérsias, e que muitos não concordaram comigo!
O que é evoluir? Sim todos nós sabemos que é crescer em algo, conquistar o domínio do que se tem aprendido e muitas outras definições, mas a definição que estou falando é a da evolução racional! SIM EVOLUÇÃO RACIONAL! Volto a bater nessa tecla, Talvez, a mais importante do teclado do DESENHISTA (se é que me entende) Devemos começar falando da palavra "Desenhista", essa palavra possui uma força imensa, e um responsabilidade considerável, não são as pessoas que nos rotulam com esse titulo, mas sim nós, nós que nos candidatamos a esse cargo de altos e baixos, e nós devemos aprender como caminhar nessa estrada tortuosa. Por experiencia própria eu digo que na estrada da arte, a ilusão e a perfeição é uma das piores inimigas, a ilusão nos deixa acomodado, e a perfeição nos cobra cada vez mais! mas não vamos falar delas, vamos falar do caminho, e como caminhar.
Uma das coisas que tem acontecido muito na internet é justamente a ilusão, e a falta de evolução, sei que todos nós devemos apoiar uns aos outros para que todos cresçam! mas não devemos dar Ouro para quem nos oferece prata! (uia! bonito isso!) por que é totalmente errado apoiar alguém, iludir a pessoa para que ela continue no mesmo caminho! Um fato muito interessante é uma historia que aconteceu no japão, "um rapaz levou alguns manuscritos para que fosse avaliado por um editor, depois de uma longa analise o editor rasgou todas as paginas que o rapaz demorou meses para fazer, e disse para o rapaz para refazer tudo, por que estava ruim!, o rapaz enfurecido até pensou em não fazer e xingar o editor, mas ele seguiu a INTELIGENCIA, escutou o editor e mesmo com toda raiva voltou para casa e refez todas as paginas, uma por uma, acrescentando detalhes a aprendendo mais, depois que retornou para a reunião com o editor, lhe entregou os manuscritos e esperou com muito medo o julgamento do editor, depois de uma longa e difícil espera, o editor colocou os manuscritos sobre a mesa e disse simplesmente que estava bom! e que iria ver se conseguia uma publicação para o rapaz, o rapaz insatisfeito voltou para casa triste, mais tarde, o editor conversando com o um amigo de trabalho, disse que aquele garoto era extremamente promissor e que ele tinha que evoluir, tinha que tomar um ponta pé para abaixar a bola, tinha que sentir vontade de evoluir e que o único jeito era fazendo aquilo, e continuou elogiando e rapaz por muitas horas."
Imagina agora se o editor tivesse apenas elogiado o rapaz? imagina se o editor dissesse que a Hq do rapaz era a melhor do MUNDO! ele teria evoluído? ele conseguiria sentir vontade de evoluir? O Mercado dos quadrinhos é bem pior do que essa historia, A VIDA é BEM PIOR DO QUE ISSO! Então aprenda Desenhista, não aceite elogios, O que faz um DESENHISTA evoluir São as CRITICAS! ACEITE CRITICAS DE QUEM Conhece do Assunto, tenha ele 10 ou 100 anos, podemos retirar ótimos conselhos de muitas pessoas! O elogio de um DESENHISTA é quando ele vê que um leitor tem prazer ao ler a historia dele, é quando ele vê que conseguiu alegrar uma pessoa que estava triste! quando ele ensina algo para quem não sabe! ISSO é Um ELOGIO! sei que no Brasil não temos esses tipos de "caminhos profissionais" do japão, mais ainda sim, podemos aprender algo com essa historia! então Desenhista Aprenda como evoluir, aprenda a caminhar no caminho da arte, espero que sempre para frente!


Bem, vamos parar de blá blá blá e Vamos ao que interessa, DESENHO!! Pessoas mesmo que sem tempo para nada, (estudando que nem uma égua nerd e produzindo o One-shot que esta atrasadíssimo) tenho feito alguns desenhos de estudo de anatomia e outras coisas.

Esse estudo eu estava tentando conhecer mais o tórax sem utilizar de referencia, é sempre bom aprender a posição dos músculos e suas mudanças de posição.

Esse estudo eu levei menos de 2 minutos para terminar, estava treinando minha capacidade de criação e treinando alguns efeitos (na verdade eu fiz por que estava entediado XD)

HEHEHE, quiz mudar um pouquinho de profissão decidi virar estilista por alguns minutos, fiz esse visual para testar a combinação de peças de roupas para personagens femininos.

Esse é uma cabeça utilizando a "estrutura perfeita", mas não saiu tão perfeito rsrsr, na verdade passou longe XD

Desenheiros, devo anunciar que no próximo post, Uma amiga, estará iniciando o seu reinado de postadora do blog, ela nos ensinará sobre alguns assuntos, e me ajudará a fazer o blog fornecer cada vez mais informações de boa qualidade.

A pergunta do post é: O que você acha da atitude do Editor que foi citado na historia?

{ 9 comentários... read them below or Comment }

  1. eu achei dahora a atitude do Editor!XD

    os desenheiros de hoje em dia deviam parar de querer só críticas calminhas,ou como eles dizem,construtivas,,,as vezes é bom sim pro próprio desenhista levar uma na cabeça pra acordar e pra evoluir DE VERDADE!xD
    O Editor queria o bem,é q nem naquelas cenas de novela q a mãe dá um tapa na cara da filha pra ela acorda pra vida,a mãe quer o bem da filha,nada mais,,,xD

    ResponderExcluir
  2. Pow a atitude do editor foi ótima, acho eu q a mais certa, forçou a evolução do desenhista lá.Eu tenho até de parar com essa minha preguiça, pensando em está bom demais.Agora nos desenhos, gostei mto do cara com o biquin lá, seria bob marley?

    ResponderExcluir
  3. rsrsr, não não, é apenas um homem com um cabelo estranho e uma mascara de nariz.

    ResponderExcluir
  4. concordo com tudo tbm
    desde que a critica tem fundamento e venha e alguem que sabe, ouvi-las sempre é bom.

    materia muito boa. esse lance do mangaka...com quem sera que isso aconteceu? se ele se tornou tão famoso, deve ser alguem que a gente conheça

    ResponderExcluir
  5. Na verdade não acho que a critica tenha que ser 100% construtiva,até mesmo dos palavrões de um leitor pode se tirar muito proveito,pode se perceber por exemplo que o leitor não se sentiu feliz lendo aquilo por algum motivo e em suas palavras pode se descobrir isso,e tirar proveito é claro.

    Só que as pessoas estão presas a esse negócio de "critica com fundamento" "comentário sábio" e tudo mais e ignoram leitores como o que eu citei,Mostrando um anti-profissionalismo e DESCASO com o pobrezinho.

    O autor mais que tudo tem que descobrir SOZINHO a reação VERDADEIRA do leitor até mesmo o mais chiquilento.
    Sei que você viu a discussão lá no mangá do cristiano e como fui insultado,certo que estava errado em falar aquelas coisas sobre o mangá,mas havia me desculpado e dito que estava equivocado,Só que o tal Jeff sequer levou isso em consideração e me criticou também.

    Aiaiaiaiaiaiaaiai ¬_¬

    Temos que ver a critica ou o comentário maldoso(que não foi o que eu quis!)como algo bom('-')pois é né parece doidera porque ninguém quer TENTAR.

    Nossa to falando demais,o editor agiu certo(melhor nem me estender)

    ResponderExcluir
  6. Bem caro Ice, não precisa ficar com medo de expor suas ideias, escreva o quanto puder, sobre essa tal discussão vamos deixar o vento levar! acho que nós estamos aqui para crescer individualmente então não devemos nos preocupar com a arte alheia, basta fazer a sua propria arte e ja era. Eu aprendi uma coisa importante com tudo isso! Opine em algo só se alguem pedir sua opinião. E não falo isso por maldade, mas por que as pessoas pensam diferente em relação a criticas! então não podemos enfiar ideias nas cabeças delas, e isso que é o legal da historia, as diversas opiniões que se misturam formam uma especie de aprendizado para alguns! Creio que suas intenções foram boas e a do cristiano em proteger também, mas Tome cuidado com as palavras, e com as criticas, pq eu sei o qnto é ruim ser "fuzilado" na net, eu Aprendi a ser forte, mas alguns autores podem estar iniciando, então saiba ver ambos os lados da moeda!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. acho sábio o editor, mas mais esperto ainda o desenhista que voltou lá e se superou para mostrar que era capaz (esse kra de nariz de tengu tah d++++ consigo saber a personalidade e o local onde estava somente pelos olhos dele, desenho tambem e sei que os olhos são uma das melhores maneiras de retratar a vida de um personagem e sua personalidade)XD

    ResponderExcluir

Debates e comentários aqui!

- Copyright © Blog do Desenheiro - Maurício Alves - Powered by Blogger - Designed by Mauricio Alves -