Posted by : DESENHEIRO 9 de dez. de 2011

Olá, aqui quem tecla é o Desenheiro.


Desculpe a falta de post nessa semana, é que estou sozinho por um tempo, a Clarinha esta em período de provas finais e esses tipos de coisas que tem no fim do ano.
Decidi fazer esse post um pouco diferente, estava pensando em algumas coisas nesses últimos dias, vendo meus desenhos, vendo a dificuldade em certas coisas, eu pude perceber o quão importante é o curso de desenho! pois lá nós aprendemos em um ano coisas que demoraríamos uns dois para aprender, sei que é possível aprender desenho sem estar em um curso, Pessoas... a verdade é que eu estou numa "foça mental" se é que vocês me entendem, sem empolgação para nada, as páginas que eu estava fazendo essa semana, puts, elas saíram uma merda, mas não posso refaze-las, ja estou muito atrasado para tentar fazer isso, as dificuldades no desenho estão me desanimando muito, estou até pensando em deixar para fazer o Hanzou só depois de fazer um bom curso de DESENHO! estou pensando em mandar o One-SHOT pro goka e depois me ausentar um pouco dos quadrinhos, procurar um trabalho que de para bancar minha faculdade e meus cursos. Eu tenho uma ideia de que "se for por a cara a tapa, antes, coloque um capacete" a cara a tapa a qual estou me referindo é colocar algo na net, não que eu tenha medo das criticas, mas eu quero fazer o meu MELHOR, MELHOR mesmo, e não quase bom, eu quero aprender a desenhar de verdade, quero conhecer o desenho para depois evoluir, 2012 será um ano que eu vou começar a colocar isso em pratica. E sobre a NEXT, essa suposta editora de quadrinhos, eu vou ter paciência e esperar pelo próximo concurso, quero ver ela sendo lançada, quero ver se tudo que eles estão prometendo é realmente verdade, se isso acontecer no próximo, se eu achar que estou bom, eu tento, se não achar eu continuo treinando.
Estou fazendo isso por que quero me tornar um artista completo! e não um cara que "SONHA em SER MANGAKÁ" até por que não tenho sonhos, TENHO METAS! pensando nessa meta eu decidi treinar, e me especializar!


Agora Vamos aos Desenhos feitos nessa SEMANA De CRISE...

Esses são personagens aleatórios que estava fazendo para o Hanzou, to pensando em usar essa a Mulher como a "prometida" de Hanzou.



Desenhei uma Otaku.


OWWW, Isso mesmo, PINCEL, eu vendo os videos do Inoue fiquei inspirado em tentar arte final com pincel, nunca havia tentado pois eu sempre imaginei que é tipo, NIVEL CHUCK NORRIS.


Essa foi a tinta que usei, eu fiz ela com tubinhos de tinta "XADREZ" preto, Xadrez é o nome da marca, deixei ela bem suave, nem muito espessa nem muito fina, no PONTO!

Antes uns rápidos testes para me adaptar com a macies das cerdas.


Olha só, descobri que eu tenho a mão leve, UAL! consegui tirar muitas espessuras, Até momentos antes eu pensei que isso era impossível, mas nesse momento eu fiquei empolgado!



Peguei a minha lapiseira fiz um esboço do Hanzou RAPIDEX e comecei a aplicar tinta! e é incrível como é bem mais divertido finalizar com pincel, as linhas são lindas, e não existe limitação de espessura, você pode ter quase todas, depende da força aplicada no pincel.

paciência é tudo quando se esta trabalhando com o pincel, cada Linha, cada traço, tem que ser feito consciente do resultado!
Um bom macete, é não apoiar a mão sobre a folha, por que, quando se apoia na folha, a leveza some, você fica incapacitado de fazer linhas mais longas e mais firmes, a dica é fazer a arte final com a mão sem estar apoiada em nada, apenas deixe seu braço inteiro se movimentar, sem esquecer de deixar os pulsos bem flexíveis

umas das coisas mais legais do pincel, é fazer as mechas de cabelo, cara é tão prazeroso ver resultado.


ai está ja com o cabelo acabado, sei que não ficou lá essas coisas, mas para a primeira vez ! eu até que gostei

pronto! FINALIZADO
Dei uma bela cagada alí nos olhos, mas...


valew pessoal, por lerem esse post, e a pergunta do post é:


Se você estivesse no meu Lugar, O que faria? e por quê?



{ 15 comentários... read them below or Comment }

  1. da-lhe desenheiro, um ótimo post. bom saber que você busca se especializar cada vez mais naquilo que você ama : desenhar.
    eu quero que você saia dessa maré de '' deprimência'' e continue fazendo esses desenhos lindos que você produz sempre. Meus olhos se enchem ao ver seus trabalhos. Ah antes que eu me esqueça que Deus ajude você a alcançar seus objetivos little boy *-* abraço ae
    Os desenhos eu num ia comenta nau pq falei deles ao vivo mas...
    TÃO MTO FODONICSBLASTER \o/ abraços ae

    ResponderExcluir
  2. Cara quando tô no seu lugar o que faço é simplesmente pesquisar e ver algumas imagens que me inspirem a continuar a lutar pelas minhas ambições. Pelo que deu pra ver aí você está desmotivado e pelo que percebi você já de maior (acho se estiver errado me corrija) e está na faculdade "nós" (icaro e cesar) somos só adolescentes e nos sentimos desmotivados também principalmente por escola e aquele papo dos pais de "procure o que dá dinheiro". Por que você acha que tracos de nanquim tá meio paradão.
    Mas a´não sei se isso te ajuda mas saiba que as críticas estão no mundo pra nos testar, derrubar e nos fazer levantar mais fortes enquanto os elogios só corroem a nossa visão.
    abração e boa sorte! FLW

    ResponderExcluir
  3. Vlw ícaro, Cara eu tenho 17 Anos e to terminando o ensino médio. Acho que isso contribui um pouco, Mas vlw muito pelas dicas e encorajamento!

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz muito tempo de desenho técnico, mesmo não trabalhando, com isso! Eu acho muito interessante o ponto em que o artista para de pensar simples e deseja se tornar profissional. Não, não quero dizer profissional simplesmente por trabalhar com desenho, mas sim por dar a devida importância ao que faz, como você disse, treinar e treinar, estudar para melhor e entender o que esta fazendo, para que nu futuro o trabalho desenvolvido seja ainda melhor e com coerência. Tenho muito vontade de fazer quadrinhos, mas tenho uma carreira consolidada em outra área, logo meus desenhos são para divertir e me divertir apenas. Sabe, é bom desenhar sem precisar ganhar dinheiro com isso. Boa sorte com seus planos que faça uma ótima faculdade e consiga um emprego show de bola. A melhoria esta ai e estamos todos correndo atrás dela.

    ResponderExcluir
  5. Passei pelo mesmo dilema que você. Hoje tenho 25 anos e comecei a desenhar pra valer com 17. Entrei na faculdade somente este ano e penso que, talvez, se eu não tivesse me dedicado ao desenho, hoje já poderia estar formado, no entanto, o talento de saber desenhar me orgulha e não gostaria de perde-lo por nada. Hoje em dia pretendo me estabilizar em um bom emprego para então me dedicar ao desenho dando meu melhor. Particularmente, eu desenho para meu próprio prazer pessoal, não me agrada desenhar trabalhos externos, gosto apenas de criar meus próprios personagens e histórias, mas sempre buscando a melhor qualidade possível.
    Como é notável que seu nível em desenho já está bem avançado, recomendo que aproveite esse período para dedicar-se mais ao estudo, conseguindo uma boa carreira profissional no futuro, isso te dará tranquilidade para prosseguir com suas metas atuais em relação ao desenho.
    Em relação a sua desmotivação no aspecto criativo, eu te recomendo desenhar algo que explore mais do seu nível, tanto no roteiro quanto no desenho. Noto que seu traço é belíssimo e possui uma leveza profissional, mas a pobreza da idéia do personagem acaba escondendo muito do seu talento. Eu fico imaginando um anjo desenhado por você, o quão belo ficaria.
    Espero ter ajudado em algo. Boa sorte e pense bem nos bons conselhos dados por todos aqui até agora.

    ResponderExcluir
  6. Lehi, cara, é muito bom ler esses tipos de coisas, As vezes eu penso " qual será meu nivel em desenho?","até onde vai minha capacidade?" e quando eu desenho coisas simples, desenho para me libertar de algo, para me sentir a vontade. E quando vc diz, a "pobreza do personagem", como assim? me explique melhor para que eu possa não continuar cometendo erros!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Desenheiro,

    Fico feliz que tenha levado meu comentário em consideração. Vou te dar um exemplo de algo que aconteceu comigo há alguns anos.
    Quando comecei a desenhar pra valer, eu criava sempre me inspirando nos desenhos que mais gostava, e, naturalmente, sempre me decepcionava com os resultados. Algum tempo depois conheci alguns amigos que tinham um grande projeto de roteiro (ao meu ver). A história deles era estilo anjos contra demônios, mas de forma mais inteligente e aprofundada, não aqueles clichês que costumamos ver. Eles me pediram para desenha-la e fiquei muito empolgado. Graças a isso eu melhorei consideravelmente em pouco tempo. Hoje me considero um bom desenhista, especialmente em termos de criatividade. Desenheiro, vejo em suas criações uma técnica incrível, acredito que superior a minha, mas é provável que gostassem mais de um desenho mais simples que o seu porém mais criativo. Quero dizer, não conheço seu gosto pessoal, mas acho que para você só falta um grande projeto, algo que irá te empolgar imensamente e te mostrará um mundo novo de possibilidades. Vejo muitas hqs de desenhistas iniciantes e só me decepciono, diferente do que sinto em seu trabalho.
    Quando eu disse pobreza, quis dizer que era só um desenho bem feito, mas nada impactante.
    Aprendi bastante lendo seus posts, espero ter ajudado em algo também.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Desenheiro! Vi seu comentário. Acho seu blog bem legal também, e seria ótimo fazermos parceria. Portanto, aceito sim! Meu banner está em minha página de parceiros agora, então só é salvar a imagem e linkar. E vc pode me envia o seu por e-mail: eliezerdesenho@hotmail.com
    eu pelo facebook: http://www.facebook.com/eliezerfranca

    Abraços, amigo!

    Eliezer França

    ResponderExcluir
  10. É lehi concordasmos de novo,mas quando você falou que uma história brasileira não bate com as expectativas dos otakus,tenho que discordar.(creio que esse comentário foi apagado)

    Não acho que o problema seja a estória estar envolvida de qualquer forma com o Brasil,mas sim quem o faz.
    O problema do autor brasileiro é que ele quer fazer um curupira que seja um curupira,que de para perceber que é ele.Sendo que a estilização é deixada de lado.
    Se você pesquisar sobre lendas japonesas vai achar várias,o autor japonês sabe como estilizar suas criações,ele não pega um ser-mitológico e cria ele EXATAMENTE como ele é,pois como eu já disse ele estiliza ao gosto do seu público,veja esse mangá de sucesso "Ao no Exorcist"O protagonista é o filho de Lúcifer,mas nem por isso ele tem uma aparência clichê,com chifrinhos longos e curvados,ou que ele fosse vermelho e usasse garfinho,pelo contrário o personagem usa terno,e tem uma coloração de fogo bem interessante.
    E deu certo,se você é um usuário da Deviantart vai ver os monte de cosplays que saem só dele.
    Mas o brasileiro em sua maioria não faz isso,quer deixar na cara que aquilo é o saci-pererê ou qualquer outro por aí.Sendo que isso não funciona para o público otaku,eles querem algo novo e legal,que seja envolto nessa "cultura pop" que vivemos atualmente.

    O autor que não quer ser levado por esse pop deve estar ciente do pouco sucesso que fará,sendo que sua série vai ser reservada para um público mais especifico.

    Os autores sabem disso e são levados por essa cultura,ou você acha que o Oda só coloca aqueles visuais bizarros por que quer?Em boa parte sim,mas o leitor é o cliente e você deve satisfazer o cliente,por que ele sempre tem razão(ás vezes né........)

    Coisa que que os autores daqui não querem,só colocam aquilo que acham que vai fazer sucesso,nunca colocariam aquilo que não gostam mas sabem que funciona.

    É os clichês da coisa,tão cruciais para um enredo e visual da personagem.Mas o pessoal insiste em dizer que clichê não serve e não existe.

    Ledo engano............

    ResponderExcluir
  11. Apaguei mesmo a parte em relação a cultura brasileira porque já esperava esse tipo de comentário. Mas o que notei é que você só fez comparações e deu exemplos de outras culturas. Meu gosto particular busca algo bem classudo, por isso não me empolgo tanto com a cultura brasileira nesse aspecto, nem desejo ver um curupira em uma história, mesmo estilizado, pois considero que sua idéia básica já é bastante pobre. Eu acho que nossa cultura serviria para criar um enredo interessantíssimo, mas até que provem o contrário, não a vejo bem no estilo mangá. Todos defendem tanto essa ideia, mas quero ver fazer algo do tipo. Acho que usar a cultura brasileira em estilo manga já é algo bem contraditório e sem personalidade, algo bem forçado. Considero também Lúcifer de terno algo clichê, uma vez que já vi isso várias vezes.
    E de antemão digo que minha opinião é essa e está muito bem formada, se alguém discorda fique a vontade para me provar o contrário através de um belo trabalho nesse estilo.

    ResponderExcluir
  12. @Ace hikari

    Quando alguém exclui um comentário é porque não deseja torná-lo público. Da próxima vez tenha mais educação e respeito pela decisão do autor.

    ResponderExcluir
  13. LEhi, após o One Shot "Que país é esse?" eu vou fazer minha série que chama Hanzou, eu quero que vc leia ele antes de todos se for possivel, vc demonstrou uma opinião interessante, um ponto de vista bem particular, gostaria da sua opinião!

    ResponderExcluir
  14. Desenheiro,

    Será um grande prazer poder ver um trabalho seu. Também estou trabalhando em algo no momento e quero que você dê sua opinião, principalmente na parte técnica, já que você se garante demais.
    Meu email é lehipf@hotmail.com. Manda um email teu pra eu te mostrar uns desenhos.

    ResponderExcluir
  15. Vc está muito influenciado com o que os outros pensam cara
    Não importa se vc vai fazer um Akira ou uma Turma da Mônica
    O que importa é vc estar lá, Eu fiquei 10 anos nessa maré ai que vc está...
    Sabe o que é 10 anos sem mostrar nada
    Sem lançar nada?
    E tinha material!
    Só que minha noção do que os outros iam pensar me nublava as idéias
    Na internet funciona assim:
    Se vc, tem que mostrar, o mínimo que pode acontecer e ninguém gostar, ai sim vc procura mudar ou se aperfeiçoar mesmo assim sem parar de postar pq vc precisa da sua bandeira ali!!
    Entende meu raciocínio?
    Outra armadilha é achar que o que estamos fazendo é uma GRANDE coisa
    Cara, a pessoas de hj em dia não leem quadrinhos
    Pra eles isso é coisa de criança a galera está mais sintonizada em games ou outras coisas.
    Pouquissimos são akeles que aderem a quadrinhos e mesmo assim pq tiveram uma ligação muito próxima no passado com eles e é pra esses que a gente desenha
    Note que eu estou no cap 07 e não tenho quase acessos ou algo mais
    Mas quando eu encontrar meu público alvo, com certeza eles acharão mais de mim na net
    Então cara, tenta pavimentar esse conteúdo
    Posta sim coisas sobre vc seus desenhos
    Esfrega na cara dos leitores os teus desenhos ouse mudar de estilo quando quiser
    Vou te dar um conselho que o Barutt me deu meses atrás:
    "o único que vai se importar com seus quadrinhos é vc mais ninguém", por isso se permita todo tipo de liberdade prara suas produções
    *e manda ver garoto...vc tem muito potencial
    Porra desenha mais do que eu...claro que eu ia adular vc assim!!
    Ahahh

    ResponderExcluir

Debates e comentários aqui!

- Copyright © Blog do Desenheiro - Maurício Alves - Powered by Blogger - Designed by Mauricio Alves -